Close

5 de julho de 2020

British Shorthair: Marcações bicolores

Artigo Bicolor british shorthair

As marcações de branco nos gatos, chamadas de marcação bicolor, é muito linda, e nenhum gatinho será igual ao outro. Podemos dizer que é um tipo de “digital” para eles, cada gato é único. E mais uma vez podemos encontrar gatinhos British Shorthair com essas belíssimas marcações bicolores.

Não está claro como o gene da marcação bicolor (white spotting) é herdada nos gatos. A teoria geralmente aceita é que um gene de dominância incompleta, e que ele dará uma certa quantidade de manchas brancas. 

Primeiramente, precisamos saber que o gene da marcação branca é expresso por dois alelos S e s; onde o alelo dominante S induz a presença de manchas e o alelo recessivo s não causa manchas.

Quando um gato apresenta no seu genótipo ss, significa que esse gato não terá manchas brancas.  Se o gato for heterozigoto Ss ela será um gato Bicolor e se apresentará da seguinte forma: patas e pernas brancas, peitoral branco e uma parte do rosto branca. E por fim, SS, um gato homozigoto dominante, apresenta uma maior quantidade de branco no seu corpo, como exemplo temos as marcações Harlequim e Van

Sendo assim, concluímos que um gato homozigoto dominante (SS) geralmente tem manchas brancas mais importantes do que um gato heterozigoto (Ss). 

Tipos de marcações bicolores nos British Shorthair:

  • Van: possui obrigatoriamente duas manchas na face, divididas por uma faixa branca e uma mancha iniciando no posterior e terminando na cauda. Além disso é permitido algumas manchas no corpo e nas patas.
Marcação Van – Fonte FIFE
  • Harlequin: as manchas devem cobrir mais de 1/4 do corpo, porém não podem atingir metade do corpo do animal.
Marcação Harlequin – Fonte FIFE
  • Bicolor: as manchas devem cobrir metade do corpo, porém não podem atingir 3/4 do corpo do animal. Logo, as patas, face, peito e barriga devem ter partes brancas.
Marcação Bicolor – Fonte FIFE
  • Mitted: possuem branco no queixo, peito, barriga e extremidades das patas. Parece que os gatos estão “vestidos” com um terno.
Marcação Mitted – Fonte FIFE

As marcações bicolor podem ser vista também dentro do padrão tabby, nos gatos tortie, dessa forma aumentando os tipos de pelagens nos gatos.

Além disso, veja também nossos outros artigos sobre pelagem nos gatos como:

5 de julho de 2020

Open chat