Close

20 de junho de 2020

British Shorthair Tabby: Gene Agouti e Não Agouti

A coloração agouti é considerada a pigmentação básica encontrada na natureza. Esse tipo de pelagem é caracterizada pelas suas marcações em formas de listras, manchas arredondadas e sombreados negros.

Essas incríveis marcações, que dão características únicas aos gatos, é possível ser encontrada nos British Shorthair.

No gato tabby o gene agouti será representado pela letra A, que é um gene dominante. Quando ele tem seu alelo recessivo representado pela letra a, significa que esse gato é heterozigoto e portador do gene da cor sólida. Em suma, concluímos que o alelo agouti é dominante sobre o alelo sólido.

Antes de tudo, para que um gato apresente o padrão tabby, ele precisa carregar pelo menos um alelo (Aa) ou dois (AA). Assim sendo, um gato de cor sólida será recessivo (aa).

Dessa forma nós podemos imaginar como que os gatos de cores sólidas surgiram a partir dessa mutação. 

A coloração agouti pode ser divida em quatro padrões:

  • Blotched: apresenta bandas mais largas com um padrão mais marmorizado, ele é também conhecido como assas de borboletas.
  • Mackerel: é um gato marcado com listras verticais relativamente pequenas ao longo do corpo. A maioria tem uma espécie de M marcado na testa e uma linha escura saindo do canto externo dos olhos, semelhante a um traço de caneta.
  • Spotted: apresenta com um corpo com manchas arredondas e pequenas, às vezes podem aparecer com patas e caudas listradas.
  • Ticked: as marcações são nítidas na cabeça, patas e cauda. O seu corpo é pouco salpicado. Abissínios e Somali são exemplos de raças que apresentam ticking, e esse padrão é frequentemente chamado de Abissínio.
Gatos Tabby
Pelagem dos Gatos Tabbies – Fonte FIFE

Todas as variações de cores são possíveis dentro dos gatos tabbies, tornando esse padrão ainda muito maior.

Veja também nosso artigo sobre: Abordagem Inicial Sobre Genética na Pelagem dos Gatos.

20 de junho de 2020

Open chat