Close

13 de julho de 2020

British Shorthair Com Coloração Silver, Golden e Chinchila

British Shorthair Silver Shaded

Primeiramente, neste artigo abordaremos os gatos com coloração silver, golden e chinchila; uma variação de pelagem que alguns criadores acreditam ter sido originada dos cruzamentos de gatos blue, smoke e tabby. Ela é considerada uma das variantes mais antigas feita pelo homem e que tenha surgido por volta de 1880, sendo assim reconhecida oficialmente no Palácio de Cristal em 1894.

Os British Shorthair podem ser vistos nessa variação de coloração silver, golden e chinchila. Porém, não é uma cor muito comum dentro da raça. Gatos com essa coloração possuem lindos olhos verde esmeralda.

Gene silver e golden 

Nessa variação, o gene silver é dominante, e ele inibirá o desenvolvimento de pigmentação no pelo. A base do pelo será branca, enquanto que a ponta do pelo manterá sua cor. Em um gato agouti o efeito mais óbvio pode ser visto na áreas mais claras, entre as marcas tabby mais escuras. Um gato silver não-agouti é chamado de smoke.

Nessa categoria ainda encontramos as variações shell e shaded:

  • Smoke: ele parece sólido, mas consegue-se perceber a diferença de cores quando o gato está em movimento.
  • Shell: o gato possui cerca de 1/8 do pelo mosqueado.
  • Shaded: o animal possui cerca de 1/3 do pelo mosqueado. É permitido anéis quebrados nas patas. Sendo assim, ele aparenta ser muito mais escuro que um Shell.

Gene chinchila

Antes de mais nada, antigamente acreditava-se que o chinchila e o silver shaded eram apenas variedades extremas do silver agouti. 

Agora muitos acreditam que existe um gene especial que é responsável por essas variações de cores, juntamente coma a ação de poligenes.

Esse gene é chamado de Wb (widening of band = alargamento da banda) e é de dominância incompleta. O genótipo WbWb origina o gato silver shaded ou golden shaded e wbwb daria uma pelagem agouti normal.

Imagina-se que esse gene causa o alargamento das bandas claras nos pelos agouti com exceção das partes extremas, tornando assim a pelagem mais clara. Mesmo os pelos coloridos agouti ficariam mais claros, portanto o gene não impacta gatos não agouti.

Em um gatinho shaded recém-nascido é comum nós vermos sinais de tabby/mackerel/spotted, que são as chamadas ghost mask. Os filhotes ficarão claros por um longo tempo antes de obterem sua coloração final.

Tipos de coloração silver, golden e chinchila:

Padrões dos pelos – Fife

Confira nosso outros artigos sobre pelagens:

13 de julho de 2020

Open chat